PASTORAL FAMILIAR

O que é a Pastoral Familiar?

“É a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização da família, capaz de oferecer instrumentos necessários para a formação da família, fornecer orientações para a vivência familiar, levar a todos a Boa Nova do Sacramento do matrimônio e transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã” (Estudos da CNBB 65 n° 16).

A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar.

A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.

“A Pastoral Familiar abraça a família em todos os seus aspectos. Pretende atingir todos os seus integrantes, nas diferentes idades e diversas situações. Dirige- se a todos os tipos de família: bem constituídas, irregulares e também os casos especiais e difíceis. A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias, a Igreja, através da Pastoral Familiar, deseja levar palavra de apoio, orientação, conversão, sempre animada e impulsionada pelo espírito do Bom Pastor.” (Estudos da CNBB 65 n° 7).

Missão:

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família. É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.

A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.

A Pastoral Familiar possui quatro metas principais:

Fazer da família uma comunidade cristã;

Fazer com que a família seja santuário da vida;

Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;

Tornar a família missionária e Igreja doméstica.

Objetivo:

A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.

• Formar agentes qualificados;
  • Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;
  • Santificar os laços familiares;
  • Apoiar a família no seu papel educador;
  • Promover a missão em família;
  • Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
  • Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
  • Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.
  • Unir esforços para que a família seja, de fato, Santuário da Vida, valorizando o ser humano da concepção até a morte e ajudando a compreender e praticar os métodos naturais.
  • Promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises familiares.
  • Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras.
  • Despertar a família para seu papel educador.
  • Despertar o sentido missionário da família.
  • Oferecer apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da igreja.
  • Promover a participação das famílias nos tempos litúrgicos mais importantes.
  • Prosseguir na articulação e na busca de apoio dos integrantes dos Movimentos, Serviços e Institutos Familiares e de promoção e defesa da vida (Diretório da Pastoral Familiar, n° 461).
  • Incentivar as famílias a apoiar seus membros que se despertam para um serviço integral do Reino de Deus, na vida sacerdotal, religiosa e missionária.

Equipe Diocesana

Assessor: Pe. Alberto Konzel