Unidos em oração, diocese de Sinop homenageia Roque Rhoden.

Momento difícil na diocese de Sinop, pois na tarde de ontem (07/01), faleceu Roque Rhoden aos 63 anos, administrador da mitra diocesana. Estava internado devido a COVID-19 e as consequências do vírus o levaram à óbito. Um grande colaborador da Cúria.

Em nota, o bispo diocesano, dom Canisio klaus falou que “Com profundo pesar cumpro o dever de comunicar que faleceu o nosso grande amigo, colaborador e irmão na fé. Manifestamos nossos mais sinceros e profundos sentimentos de pesar, a esposa Verônica, filhos, netos e familiares. Que Deus na sua misericórdia acolha este nosso irmão na paz eterna”.

Muito querido por todos, Roque Luiz Rhoden ajudava sempre quem o precisasse, para funcionários da Cúria era “Um querido, nosso pai de coração, o ‘Pai Roque’, como chamávamos”, disse Elizabete Cruz, colaboradora da Mitra diocesana.

Foto: Carol Franco
21/10/2020

Vida e missão

Nascido no interior do Sul do Brasil, veio à Sinop e desde então era administrador da Mitra da diocese. Casado há mais de 40 anos com Melz Rhoden com quem teve quatro filhos e noves netos, ajudava muito as pastorais Familiar e da Criança.

Falava alemão fluentemente, sempre alegre e disposto, não faltava ao trabalho nem quando adoecia, era o primeiro a chegar. Todos dias durante o momento de oração na Mitra, falava sobre o evangelho, ensinando aos que ouviam sobre a vida, histórias de uma longa trajetória na Igreja, mas sempre disposto a aprender diariamente.

A sala do jeito que ele deixou, o chimarrão no canto esquerdo que ele tomava no início das manhãs. A caneta, agenda, as peças indígenas e a decoração transpassando cada parte de sua história. E a cada peça que trazia de uma viagem era como se fosse um “pedacinho” dele colocado no local, onde passava a maior parte do tempo.

Ele sempre recebia a todos com aquele largo sorriso, e depois com uso das máscaras devido a pandemia passou a sorrir com os olhos.

O cantinho que gostava muito de reunir e fazer as orações matinais

Pastoral Familiar

Roque e a esposa Verônica foram coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF de 2014 a 2017. Muito atuante nas atividades, ações na Igreja Católica, atualmente eram vice – coordenadores.

“Para nós, viver o matrimônio é viver o amor, não um amor entendido em qualquer sentido, como o amor das novelas, filmes, livros, ou de mercado, que hoje vale e amanhã já se desvalorizou, mas um amor no sentido da Trindade, um amor marcado pela unidade, harmonia, doação, cumplicidade, fidelidade, eternidade e renovação”.

“Nós, ao contrário, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos como Salvador o Senhor Jesus Cristo. Ele transformará o nosso corpo, humilhado, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso…” (Fl 3, 20-21), em nota ressaltou o secretário executivo, padre Crispim Guimarães dos Santos.

“A Pastoral Familiar Nacional une-se em oração aos familiares deste querido irmão. Do céu esperamos sua intercessão para que resplandeça a família querida por Deus”, concluiu o pe. Crispim.

Pastoral da Criança

Nas ações em que a Pastoral da Criança da diocese fazia, Roque ajudava no que fosse preciso. Integrou-se aos agentes, orientando quando solicitado.

“Apoiador das causas da pastoral, uma pessoa que ouvia a gente de coração aberto, com tranquilidade, o sorriso receptivo até mesmo em momentos difíceis. Orientava e

fazia parte do Conselho Econômico”, exaltou a equipe diocesana da Pastoral da Criança que está com o sentimento de eterna gratidão.

6 comentários em “Unidos em oração, diocese de Sinop homenageia Roque Rhoden.”

1. Com profunda tristeza saber da morte do Senhor Roque uma pessoa exemplar e carismática, nos apoio muito na Pastoral da criança em muitos sentidos de missão que temos, sua missão de bom homem em Cristo vai permanecer no dia a dia, seus ensinamentos serão seguidos, seu nome será lembrado com carinho, dedicação a família, aí trabalho, a Igreja e a tantos outros que ele com coração ❤️ enorme sempre tinha uma resposta precisa e correta, já estamos sentindo saudades com o coração apertado, que Deus e Nossa Senhora o receba de braços abertos, a família do Senhor Roque nossos sinceros sentimentos pela perda desse grande homem, recebam da família Pastoral da criança a nossa oração a vocês família.

2. HELEN COORDENAÇÃO DIOCESANA DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA

Minha última conversa com ele em Novembro disse que queria participar agora da Pastoral da Pessoa Idosa. Pessoa incrível. Não consigo ver a Mitra Diocesana e falar de Pastoral sem a visão de um grande conhecedor dos Documentos de nossa Igreja Católica. Vai com Deus meu amigo. O céu está em alegria pois ganhou um Mestre. HELEN

3. Marinês Basso Schmanski da Rosa

Nossos sentimentos a família, e que Deus de força a nossa amiga Veronica, a seus filhos e familiares ………,grande perca para nossa Diocese, o céu se alegra e festeja com sua chegada, pois é uma Pessoa maravilhosa, dinâmica, contagiava com suas palavras o Amor a Deus, ao ser humano, evangelizava com a palavra e com o exemplo. Roque deixou um Grande legado a nossa Diocese, e sera lembrado eternamente por nós, e estará sempre vivo em nossos corações. Que Deus o receba de braços aberto, sentiremos muito sua falta, nosso amigo Roque. (Capela Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Boa Esperança – Sorriso – MT)