Pesquisa aponta dados da “Família e Pobreza” no mundo

“Família e Pobreza” é o tema da pesquisa realizada internacionalmente e parte do relatório será apresentada no dia 23 de junho, por meio de um evento virtual realizado pelo projeto Family International Monitor (Observatório Internacional da Família). As informações das famílias brasileiras foram coletadas em 21 de março 2019 e na próxima terça-feira, a primeira etapa será divulgada no evento.

Padre Rafael Fornasier, ex-assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coordenou a Pesquisa em que mapeou a situação atual das famílias no mundo, mostrando as dificuldades, mas também a forma como lidam com as adversidades.

A pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira feita em 2019 passado sobre a “Família e pobreza relacional”, e a segunda no início deste ano com a previsão de conclusão em 2021. Padre Rafael Fornasier, que coordenou a pesquisa no Brasil é diretor da sessão brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, que realiza e conduz o Family International Monitor junto à Universidade Lateranense de Roma, a Universidade Católica de Múrcia, na Espanha, e o Centro Internazionale Studi Famiglia (CISF), em Milão, na Itália.

No Brasil, as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), incluindo outros órgãos governamentais foram utilizados para compor a pesquisa. “O método aplicado foi o qualitativo que rever o tema em relação aos últimos anos, além dos dados quantitativos, ressalta o padre.

É de extrema importância a pesquisa para se ter um mapeamento de como as famílias enfrentam a pobreza (relacional e estrutural). “Temos dados também de como o Estado age em relação à família, para resolver a situação da pobreza”, explicou o coordenador que diz que a Igreja precisa ter esse conhecimento de como as famílias vivem hoje diante de tantos desafios

Evento online – Apresentação do Relatório

A apresentação da primeira parte da pesquisa será transmitida ao vivo no dia 23 de junho às 10h, no horário de Brasília, por meio da plataforma Blackboard Collaborate. O link de acesso será disponibilizado no dia do evento no site www.familymonitor.net e nas redes sociais do observatório. O Professor Francesco Belletti, do CISF, é o coordenador internacional da pesquisa.

Serviço

Data: 23 de junho de 2020

Horário: 10h

Transmissão ao vivo: www.familymonitor.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima