Papa Francisco nomeia dom Devair Fonseca para Piracicaba (SP).

Devido à idade, dom Fernando Mason renunciou e papa Francisco acolheu o pedido. E nesta quarta-feira (11/11), o Santo Padre nomeou dom Devair Fonseca para bispo da diocese de Piracicaba, em São Paulo.

Dom Devair Araújo da Fonseca

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

Na diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Também atuou na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.

Antes do episcopado, dom Devair também atuou como professor e exerceu os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; e do Encontro de formação missionária para seminaristas.

Em 10 de dezembro de 2014, dom Devair foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A ordenação foi em 1º de fevereiro de 2015, em Franca. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, foi o ordenante principal, auxiliado pelos co-ordenantes dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, e dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da mesma diocese. Escolheu como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo).

De 2015 a 2019, dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Na arquidiocese de São Paulo, é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação.