CONIC promove Seminário Nacional de Formação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

O tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e lema do trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª), são da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) do ano que vem. Desde 28 de setembro está acontecendo o Seminário Nacional de Formação para a CFE 2021de forma online  realizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

O CFE está na 5ª Edição e tem por objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.

O Seminário vai até o dia 02 de outubro de 2020, com transmissão pelo Facebook do CONIC, das 20h00 às 21h30, e terá tradução/interpretação em Libras. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB integra o Conselho que está na preparação desta campanha.

Programação:

28/09 – Introdução à CFE/2021

Apresentação da CFE: Pastora Romi Márcia Bencke

29/09 – Sobre o que falamos pelo caminho?

Assessorias:

Bruno Reikdal Lima – Doutorando em Economia Política Mundial (Universidade Federal do ABC), Pós-graduando em Ciência Política (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Formação em Teologia (Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos). Membro da Igreja Betesda.

Camila Oliver – Doutoranda em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Membro da Aliança de Batistas – Salvador/BA.

30/09 – Carta para pessoas de boa vontade num mundo cheio de barreiras e divisões: análise da Carta aos Efésios

Assessorias:

Reverendo Cláudio Rebouças – Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida – IPU de Muritiba-BA.

Pa. Odja Barros: Pastora Batista, teóloga feminista, doutora pelas Faculdades EST, integrante da Comissão Teológica do CONIC.

01/10 – Redescobrindo Cristo no caminho: a paz do Ressuscitado que nos une – evangelização para a cultura da não violência – caminhos a trilhar – Análise de Lucas

Assessoria:

Edmilson Schinelo – Teólogo, biblista, professor da Universidade Católica Dom Bosco/MS e colaborador do CEBI.

02/10 – Diálogo: Compromisso de Amor – CFE como prática de Diaconia ecumênica transfomadora (não vai ter transmissão)

Por onde acompanhar:

Facebook.com/conselhonacionaldeigrejas