Bispo Diocesano de Sinop MT.

Dom Canísio Klaus

Nascimento: 09/10/1951     Local: Arroio do Meio – RS

Ordenações

Presbiteral: 28/12/1979     Local: Arroio do Meio-RS

Nomeação: 22/04/1998

Episcopal: 21/06/1998     Local: Arroio do Meio-RS

Posse: 19/07/1998     Local: Bispo de Diamantino – MT

Posse:18/07/2010   Local:Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul-RS

Posse: 13/03/2016     Local: Bispo Diocesano

de Sinop – MT

Estudos

Ensino Fundamental : 1960-1969 Seminário Sagrado Coração de Jesus, Arroio do Meio, RS.

Ensino Médio : 1970-1972 Seminário São João Batista, Santa Cruz do Sul, RS.

Filosofia : 1973-1976 Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, Viamão, RS.

Teologia : 1976-1979 PUC-RS, residência no Seminário de Viamão-RS.

Atividade Antes do Episcopado

“Pároco, Orientador, Diretor e Reitor do Seminário Arroio do Meio-RS; Coordenador Diocesano de Pastoral; Missionário por 10 anos na Igreja Irmã de Sinop-MT; Membro do Colégio dos Consultores da Diocese de Santa Cruz do Sul e Sinop.”

Atividade como Bispo

“Presidente do Regional Oeste 2 (2003-2006); Membro do Conselho Permanente da CNBB (2003-2006); Bispo de Diamantino-MT (1998-2010).”

Lema

“Enviado para Evangelizar.”

Cúria

Rua dos Coqueiros, 1257 – Jardim Botânico – Cx. P: 57

CEP: 78.556-080 Sinop – MT

Nossa Diocese, Sagrado Coração de Jesus de Sinop – MT situada ao norte do Mato Grosso, conta com uma área de aproximadamente 191.000Km².

A Diocese é composta de 31 Paróquias e três Aldeias indígenas. Uma terra abençoada por caudalosos rios, matos, um povo trabalhador que busca e quer melhores condições de vida, porém com lugares ainda muito precários do qual não tem acesso a energia elétrica.

Nossa história é cheia de mudanças e rapidez, onde a tecnologia avança cada vez mais, tomando espaço e facilitando a comunicação apesar de tantos desafios, optamos em ?correr junto com a história; e daremos este passo na informatização de toda nossa Diocese. Temos certeza de que, através desta, será mais ágil nossa comunicação, haverá uma maior organização e a Palavra de Deus chegará em toda a parte. Jesus diz: Vós sois a luz do mundo (MT 5,13) A velocidade da luz é rápida, por isso também nós precisamos avançar no processo de evangelização

Celebrar é próprio do ser humano

Quem é o homem? É a pergunta que o Salmo 08 faz e em seguida responde: Vós Senhor o fizestes e o fizestes quase igual aos anjos…

A grandeza do ser humano é ser feito pelo Senhor… É o único ser dotado de inteligência e por isso capaz de distinguir o bem, do mal, o certo , do errado. O ser humano é o único capaz de agradecer e celebrar datas, capaz de fazer história.

Celebrar 35 anos de Paróquia é lembrar a todos que somos obra de Deus, inteligentes, quase semelhantes aos anjos e por isso o povo consciente faz história, celebra e agradece ao criador.

Recordar, agradecer é próprio das pessoas de nobres sentimentos. O ingrato não tem tempo para agradecer a Deus, ir ao templo, unir-se aos irmãos rezar, que é a atitude grandiosa de um ser inteligente, que se colora em comunhão com Aquele que lhe deu esta faculdade e com os semelhantes. Sente-se comprometido, não por uma lei externa puramente humana, mas, por um imperativo interno que brota da alma.

Uno-me aos nobres sentimentos de todo povo de Vera, com seu Pároco Pe. Nelson koch, para agradecer ao Senhor e celebrar com a grande família paroquial esta data que, ao mesmo tempo se torna uma memória que lembra nossas origens, nossa fé em Deus e na Igreja. É testemunho de pessoas que, num mundo do descartável, valoriza com firmeza o que aprendeu no colo da mãe e do pai, a fé num Deus que é Pai que quis que seu Filho Jesus, nascesse de uma mulher que a Igreja venera com amor Maria Santíssima.

São Judas Tadeu, pouco a Escritura fala dele, mas o evangelho de Jô 14,22, nos deixa a grandiosa palavra deste homem: Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo.

Deus se manifesta aos que o procuram. O mundo é vago, tudo serve, não tem amigos, não tem limites, não obedece a nada.

Os que procuram o Senhor, sua obra, que é a Igreja, percebem que o Senhor se revela aos que o procuram, são amigos e se comprometem com Ele e sua obra.

Parabéns ao povo da Paróquia São Judas Tadeu.
Minha prece e bênção.
Seu irmão e Bispo